A Usurpadora
La usurpadora (no Brasil: A Usurpadora) é uma telenovela mexicana. Produzida pela emissora Televisa exibida no Brasil pelo SBT de 22 de junho a 9 de novembro de 1999, em 120 capítulos, às 20h15 e reprisada em 2000, 2005 e 2007. Foi escrita por Inés Rodena, e produzida por Salvador Mejía Alejandre.
A trama apresentou a atriz Gabriela Spanic vivendo a protagonista Paulina Martins e a antagonista Paola Bracho.
SINOPSE:
Duas mulheres idênticas na aparência e distintas em sentimentos e personalidade, se encontraram por casualidade e participam de um terrível engano.
Paula Martins é uma viúva pobre e humilde, que tem duas filhas gêmeas recém-nascidas, Paola e Paulina, porém, devido a sua situação lastimável de miséria em que vive, abandona Paola, que é adotada por uma família rica. Já Paulina cresce em presença da mãe, enfrentando grandes dificuldades na vida devido a pobreza em que vivem.
Paulina cresce e se torna uma moça humilde e de bom caráter, que namora o ambicioso Osvaldo, revezando o seu tempo também para com os cuidados a sua mãe enferma, que está prestes a morrer devido a tuberculose. É uma moça religiosa, virgem e quer se casar na igreja e dar uma vida melhor para a mãe, porém não sabe que Osvaldo é um interesseiro e safado que a trai constantemente e fugirá com uma milionária, abandonando-a.
Enquanto isso, sua irmã gêmea, Paola, viveu de maneira oposta a de Paulina, priorizando a riqueza acima de tudo e de todos, se tornando assim uma mulher ambiciosa, fria e calculista.
Paola é casada com Carlos Daniel Bracho, um milionário viúvo quase falido que está em seu segundo casamento e possui dois filhos: a esperta e encantadora Lizete e o rebelde e problemático Carlinhos.
Ardilosa, Paola também mantém um caso extraconjugal com o cunhado, o inescrupuloso Willy, casado com a atormentada e fanática Estephanie Bracho, uma mulher amargurada e ressentida com a vida, que veste-se de forma horrível e odeia Paola pois sabe de tudo entre ela e seu marido, e também sabe que seu marido é um garanhão interesseiro.
O destino, no entanto, coloca essas duas irmãs frente-a-frente novamente e Paulina têm sua vida totalmente modificada por Paola.
Paola frustrada e cansada de viver com a família que detesta, resolve viajar para se divertir com mais um de seus muitos amantes milionários, e nessa viagem encontra Paulina em um toalete de senhoras.
Ela vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de sua família, então planeja uma usurpação - ela propõe a Paulina que se passe por ela durante um ano na mansão da família de seu esposo.
Para obrigar a moça a aceitar esse seu diabólico plano, arma-lhe uma cilada, colocando em sua bolsa uma joia sua de valor milionário e acusando-a na frente de todos. A sós, ela a ameaça e se Paulina não aceitar se passar por Paola, a colocará atrás das grades definitivamente.
Paulina sem alternativa e com medo de ir para a prisão, e com a falsa promessa que Paola ajudará sua mãe a comprar remédios para a doença, aceita se passar por Paola e durante a estada de Paulina na mansão da família Bracho, ela aprende a ser como Paola, se tornando uma mulher fina e elegante. Porém, pede para não fumar cigarros, como Paola fuma. Paola também a entrega seu diário com confissões quentes e pessoais.
Sem ser reconhecida por sua aparência completamente idêntica à de Paola Bracho, ela se vê entre uma família desestruturada pela mesma e percebe que há pessoas que precisam de sua grande dedicação naquele lar.
Paulina, então, começará a mudar a vida da família Bracho, se tornando um anjo na vida de cada qual que necessite de sua presença e de suas palavras confortadoras, conseguindo contribuir e modificar positivamente o destino de todos os que lhe cruzam o caminho, mas não sem antes sofrer e pagar caro por todos os erros cometidos por Paola no passado.
Quando Paulina finalmente encontra sua felicidade ao lado de Carlos Daniel e de sua família revelando toda a verdade pois pensou que Paola havia morrido, Paola, recuperada de seu acidente, volta disposta a lutar pelo seu antigo lugar, inventando muitas mentiras contra Paulina fazendo com que Paulina seja presa e sofra muito!
PERSONAGENS:
*Paulina Martins
Interpretada por Gabriela Spanic
Uma jovem bondosa e ingênua. É chantageada pelo falso roubo de uma pulseira, e por isso aceita participar da trama de Paola. É humilde e tem uma situação financeira difícil. Passa por uma grande transformação para ocupar o lugar de Paola. Apaixona-se por Carlos Daniel, onde enfrentará a fúria de Estephanie, a rivalidade com Leda e principalmente o ódio de Paola Bracho.
*Paola Bracho
Interpretada por Gabriela Spanic
Grande vilã da historia. Paola é a gemea má e usa toda sua astucia e perversidade para fazer mal a sua irmã e a familia Bracho.
*Carlos Daniel Bracho
Interpretado por Fernando Colunga
Tem uma personalidade fraca e em algumas ocasiões é dominado por sua esposa Paola. É pai de dois filhos pequeninos:o triste e carente Carlinhos que acaba se apegando a Paulina e a encantadora Lizete. Apaixona-se por Paulina.
*Vovó Piedade Bracho
Interpretada por Libertad Lamarque
Avó de Carlos Daniel, é alcoólatra e é ajudada por Paulina para se livrar da bebida. No fundo, ainda é uma mulher de pulso firme e pronta para tomar as rédeas da família. É viúva, adora estar em companhia da fiel governanta Adelina.
*Estephanie Bracho
Interpretada por Chantal Andere
Irmã adotiva e mais nova de Carlos Daniel e Rodrigo. Tem muitos problemas e complexos. Sua amargura a leva a fazer maldades. É descuidada na aparência e se veste de maneira antiquada. Odeia Paola, portanto, odeia Paulina. Casada com Willy, com quem a maltrata constantemente.
*Willy Monteiro
Interpretado por Juan Pablo Gamboa
Marido interesseiro de Estephanie. Teve um caso com Paola e é infiel a esposa o tempo todo. Assim como Paola, ele também odeia a família Bracho. Só lhes quer o dinheiro.
*Leda Duran Bracho
Interpretada por Dominika Paleta
Prima distante de Carlos Daniel, moça jovem e bonita que interfere no amor de Carlos Daniel e Paola. Embora tenha problemas financeiros, vive uma vida de aparências alimentando sua vaidade com valores materiais. É apaixonada por Carlos Daniel o que a faz odiar Paola/Paulina.
Estou aqui orando para que o SBT ou até mesmo a CNT volte a exibir essa maravilhosa novela. Só de falar dela já sinto vontade de chorar.
Essa é outra novela PERFEITA! Mesmo com tudo q dizem das novelas mexicanas, eu adorei A Usurpadora!
ResponderExcluirJuliana, de todas as novelas que eu possa gostar, as mexicanas são minhas preferidas!
ResponderExcluirElas tem muita emoção, trilhas sonoras e enredos perfeitos.
Bjs!
a usurpadora tem livro????
ResponderExcluirInfelizmente, eu acho que não. Acho que é só a novela mesmo.
ResponderExcluirBjs!